Volte ao início dos conteúdos da página.
Está aqui:

Glossário de termos

Este glossário contém definições de termos tal como estes são usados no sítio do Lingu@net World Wide. Não tem por objectivo ser exaustivo. Estas palavras foram aqui incluídas porque os utilizadores nos pediram as respectivas definições.

Aprendizagem em tandem
Duas pessoas aprendem a língua da outra através de encontros regulares, em pessoa ou através de correio electrónico, chat ou telefone, etc. Durante metade do tempo usam uma língua, na outra metade usam a outra.
Avançado
A palavra avançado refere-se aos níveis C1 e C2 da Escala Global do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Deverá ter em conta o facto de, por vezes, os materiais de aprendizagem serem baseados em diferentes definições de aprendente avançado.
Cinestésico ou táctil
Os aprendentes preferem diferentes estilos de aprendizagem de línguas. Um aprendente cinestésico prefere fazê-lo movimentando-se e participando activamente.
Competência
Conhecer uma língua implica saber ler, escrever, ouvir e falar. Estas áreas são designadas como competências. Os conhecimentos gramaticais e vocabulares podem ser praticados separadamente e é frequente aparecerem em listas de competências, ainda que na verdade estejam incorporados nas competências de base. A pronúncia e a ortografia podem também ser consideradas competências distintas dentro das áreas da oralidade e da escrita. As competências socioculturais e funcionais referem-se à capacidade de se usar uma língua de forma cultural e socialmente adequada.
Fiável
Um teste fiável, ou outra ferramenta de avaliação linguística fiável, produz os mesmos resultados num mesmo grupo, se for repetido, independentemente de quem o corrigir. Um teste nunca é totalmente fiável, mas os bons testes tentam ter um alto grau de fiabilidade.
Iniciação
A palavra iniciação refere-se aos níveis A1 e A2 da Escala Global do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Deverá ter em conta o facto de, por vezes, os materiais de aprendizagem serem baseados em diferentes definições de aprendente de iniciação.
Intermédio
A palavra intermédio refere-se aos níveis B1 and B2 da Escala Global do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Deverá ter em conta o facto de, por vezes, os materiais de aprendizagem serem baseados em diferentes definições de aprendente intermédio.
Jogo de papéis (role-play)
Uma actividade de aprendizagem em que se assume um papel, para que possa praticar um conjunto variado de competências linguísticas.
Língua de origem
Língua de origem é aquela em que o material ou recurso de aprendizagem é disponibilizado. Torna-se mais fácil usar recursos cuja língua de origem já se conheça. Por exemplo:
  1. Um recurso para aprender Finlandês, destinado a falantes de Alemão, explicando vocabulário e gramática em Alemão: Finlandês = língua-alvo, Alemão = língua de origem.
  2. Um dicionário Inglês-Espanhol: Inglês = língua de origem, Espanhol = língua-alvo.
  3. Um artigo de investigação em Holandês sobre o ensino de Francês a jovens aprendentes: Holandês = língua de origem, Francês = língua-alvo.
Língua-alvo
Língua-alvo é aquela que pretende aprender ou para a qual pretende traduzir. No contexto do Lingu@net Europa, língua-alvo é também aquela que o recurso pretende ensinar ou aquela para a qual o recurso aponta. Por exemplo:
  1. Um recurso para aprender Finlandês, destinado a falantes de Alemão, explicando vocabulário e gramática em Alemão: Finlandês = língua-alvo, Alemão = língua de origem.
  2. Um dicionário Inglês-Espanhol: Inglês = língua de origem, Espanhol = língua-alvo.
  3. Um artigo de investigação em Holandês sobre o ensino de Francês a jovens aprendentes: Holandês = língua de origem, Francês = língua-alvo.
Materiais autênticos
Recursos na língua-alvo que podem ser usados na aprendizagem e no ensino de línguas, embora não tenham sido orginalmente desenvolvidos com esse propósito, por exemplo: jornais, boletins meteorológicos em linha, horários, guias de museus ou galerias. Lembre-se de que não precisa de compreender todas as palavras para obter imensa informação!
Mundos virtuais
Um tipo de mundo ou jogo imaginário em linha, a três dimensões, em que os participantes e os jogadores podem assumir personagens ou avatares e explorar o mundo, através de chat ou de jogos complexos. A aprendizagem de línguas é a modalidade de ensino mais comum nos mundos virtuais. Existem muitas universidades, institutos de línguas e escolas de línguas privadas que usam ambientes virtuais em 3D como apoio à aprendizagem das línguas.
Nível
Saber uma língua pode ir desde reconhecer umas quantas palavras até comunicar competente e eficazmente numa série de situações complexas. Este caminho pode ser dividido em passos designados como níveis, tais como iniciação, intermédio e avançado.
Nome
Uma palavra que se refere a um objecto, pessoa, ou ideia, por exemplo: carro, filha, amizade.
Palavras-chave
Os termos ou expressões mais importantes
Prefixo
Um elemento que pode ser adicionado no início de uma palavra para gerar outra nova palavra, por exemplo des ou re como em desfazer ou reescrever.
Sinónimo
Uma palavra que tem (mais ou menos) o mesmo significado de outra palavra, por exemplo largo = amplo.
Válido
Um teste válido, ou outra ferramenta de avaliação linguística válida, avalia aquilo que promete avaliar. Um teste nunca é perfeitamente válido, mas os bons testes esforçam-se por atingir um alto grau de validade.
Verbo
Uma palavra que se refere a uma acção ou evento, por exemplo: correr, aprender, sonhar.
[ topo ]
Onde pode seguir-nos:
facebookFacebook ‪twitterTwitter